Iniciativas para promoção da Igualdade de Gênero cadastradas no site

CATÁLOGO DE INICIATIVAS

  • PyLadies Manaus

    O PyLadies Manaus é um capítulo local de um grupo internacional de mentoria com foco em ajudar mais mulheres a se tornarem ativas na comunidade de código aberto Python. O PyLadies Manaus foi fundado em Novembro de 2017; tendo recebido a chancela do PyLadies em nível internacional para a condução de atividades.

    Tipo

    Comunidade

  • PyLadies Sul de Minas Gerais

    O PyLadies é uma iniciativa internacional que visa capacitar mulheres para a área de tecnologia usando Python e com isso mudar o cenário atual da área. Dentro dos capítulos (subgrupos regionais) encontramos apoio e suporte para avançar na área e também buscamos incentivar mais meninas e mulheres a conhecerem a programação e seguirem carreira em tecnologia. O PyLadies é aberto para mulheres de todas as áreas que têm este objetivo em comum e funciona através do esforço conjunto de todas.

    Tipo

    Formação/Cursos; Rede de Apoio Emocional

  • Minerv@s Digitais

    O Minerv@s Digitais é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); filiado a um projeto nacional chamado Meninas Digitais; que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

    Nosso projeto tem como missão fomentar o interesse de meninas nas áreas exatas e tecnológicas; ajudando na construção da autoconfiança e empoderamento das alunas de ciência e tecnologia da UFRJ. Contudo; o foco não está apenas em graduandos; mas também em crianças e adolescentes; visto que para mudar a realidade da área de TI; deve-se trabalhar na educação básica a fim de quebrar paradigmas; mostrando que lugar de mulher também é na computação. Vale também salientar; que nosso grupo trabalha tanto com meninas quanto meninos; já que é perceptível que a maioria dos fatores que contribuíram para essa atenuação de mulheres em áreas ligadas a computação está ligada a questões sócio culturais.

    Para alcançar nossos objetivos; investimos em ações voltadas para ensino médio; fundamental e superior através; principalmente; de palestras; workshops; webinars e mini hackathons em escolas; universidade e até mesmo online.

    Ainda para este ano; estamos estruturando projetos para ensinar programação para meninas e rodas de conversa para entender cada vez mais a realidade do Curso de Ciência da Computação da UFRJ.

    Tipo

    Projeto de extensão

  • PyLadies Paraíba

    Somos o grupo PyLadies Paraíba; organização regional da iniciativa PyLadies. Nosso grupo é formado por professoras; pesquisadoras;estudantes de várias instituições de ensino na Paraíba como UFCG; UEPB; IESP e IFPB. Além de outras profissionais atuantes também no ambiente empresarial.
    O PyLadies é uma iniciativa internacional que busca o incentivar e apoiar a participação de mulheres na área tecnológica. No Brasil; contamos atualmente com 30 grupos PyLadies ativos; municipais e estaduais; que realizam workshops; palestras e encontros de Norte a Sul do país.

    Tipo

    Formação/Cursos; Incentivar e apoiar mulheres na tecnologia

  • Elas na Engenharia

    Estimular meninas a seguir carreira nas áreas de ciências e exatas.

    Tipo

    Bolsas de Estudos

  • Meninas na Ciência

    O projeto “Meninas na Ciência” tem como objetivo atrair meninas para as carreiras de ciência e tecnologia (C&T) e estimular mulheres que já escolheram essas carreiras a persistirem e se tornarem agentes no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Este objetivo é trilhado a partir da formação de alunas e alunos de graduação para difundirem a ciência e a tecnologia por meio da astronomia; da física e da robótica em escolas públicas. Além desta função formadora na área de ciências; o projeto visa sensibilizar a comunidade acadêmica e as comunidades mais carentes sobre o papel da mulher na sociedade; contribuindo para a eliminação de estereótipos de gênero.
    Em linhas gerais; nossas ações incluem: (1) formação continuada de alunas e alunos de graduação com foco em astronomia; física e robótica para o ensino de ciências e tecnologias, (2) oficinas de ciências e debates sobre questões de gênero em escolas públicas da capital e região metropolitana; priorizando aquelas em situação de vulnerabilidade social, (3) curso de robótica em uma escola pública (4) produção de filmes para difundir a presença de mulheres em carreira de C&T; criando assim modelos femininos em áreas onde há baixa representatividade de mulheres, (5) cursos de capacitação de professores do ensino básico na área de ciências, (6) abertura dos campi da UFRGS e atividades no local para alunas do ensino fundamental e médio.

    Tipo

    Formação/Cursos

  • Ciência para Meninas

    O projeto Ciência para Meninas; é proposto visando atrair meninas para os cursos que; desde os anos 90 do século XX; vêm se tornando notadamente masculinos. O público alvo são meninas de ensino fundamental e médio. A proposta é incentivá-las a estudar as disciplinas afins de uma forma mais agradável; uma forma atraente de modelar o mundo. Também se pretende divulgar as contribuições relevantes das enumeras cientistas no país e no mundo. Os objetivos almejados serão conseguidos pela utilização de palestras; workshops e cursos com auxílio de softwares livres de interface amigável.

    Tipo

    Formação/Cursos

  • AmandaON

    AmandaON é um projeto entre pai e filha onde começamos a mesclar vídeos no estilo que as crianças gravam fazendo unboxing de alguns brinquedos e atividades de crianças com alguns vídeos falando sobre tecnologia; atividades STEAM; robótica educacional; pensamento computacional entre outras. De certa forma; um aprendizado lúdico em ambiente informal entre pai e filha.

    Tipo

    Experiência de Incentivo ao Ensino

  • Comitê Mulheres na Automática; dentro da Sociedade Brasileira de Automática

    O Comitê Mulheres na Automática é órgão de apoio e tem por objetivo promover engenheiras e cientistas; e incentivar mulheres de todas as idades a seguir carreira em engenharia.
    Podem ser membros do Comitê Mulheres na Automática as associadas SBA de qualquer categoria.

    São competências do comitê:
    I - Organizar recepções nas principais conferências técnicas para ampliar a rede de contatos e promover a adesão ao Comitê de Mulheres na Automática.
    II - Reconhecer as realizações das mulheres nas áreas e temáticas de interesse da SBA por meio de prêmios,
    III - Incentivar as mulheres em papéis de liderança na SBA,
    IV - Facilitar o desenvolvimento de programas e atividades que promovam a entrada e permanência de mulheres em programas de engenharia.
    V - Criar um programa para orientar mulheres jovens nas escolas secundárias para incentivá-las a seguir uma carreira na área tecnológica.

    Tipo

    Formação/Cursos

Mostre como você está ajudando a  aumentar a igualdade de gênero em STEM

No nosso primeiro estudo, estamos focando na análise da igualdade de gênero em STEM no Brasil através do levantamento de dados oficiais sobre o mercado de trabalho e o ensino superior e de iniciativas voltadas para essa questão.

Caso você faça parte da equipe de alguma iniciativa para igualdade de gênero em STEM, participe do nosso levantamento e faça parte do catálogo.

QUEM SOMOS

DM_CMYK.jpg
Logo LUDES.jpeg
48699_Labore_300819-01.png

desenvolvido por LABORe