PyLadies Paraíba

Formação/Cursos; Incentivar e apoiar mulheres na tecnologia

Descrição

Somos o grupo PyLadies Paraíba; organização regional da iniciativa PyLadies. Nosso grupo é formado por professoras; pesquisadoras;estudantes de várias instituições de ensino na Paraíba como UFCG; UEPB; IESP e IFPB. Além de outras profissionais atuantes também no ambiente empresarial.
O PyLadies é uma iniciativa internacional que busca o incentivar e apoiar a participação de mulheres na área tecnológica. No Brasil; contamos atualmente com 30 grupos PyLadies ativos; municipais e estaduais; que realizam workshops; palestras e encontros de Norte a Sul do país.

Histórico

A grande responsável por iniciar essa comunidade MARAVILHOSA; que chamamos de PyLadies Paraíba; foi Andressa Marçal. Desde que entrou na área de tecnologia; ela sempre admirou e acompanhou várias comunidades; além de participar de eventos relacionados. Foi durante uma Campus Party que conheceu o PyLadies; descoberta que só fez seu amor por Python; aumentar! E era tanto afeto guardado; que Andressa resolveu transbordar isso criando uma comunidade; que difundisse o conhecimento sobre tecnologia e Python para mais meninas.
O ano era 2014; e uma pesquisa macro feita pela nossa fundadora mostrou que; existiam pouquíssimas oportunidades de trabalho com a linguagem na Paraíba. Outro fator crucial; foi a ausência de meninas; que Andressa se deparava no curso e nos eventos que frequentava. A fim de unir forças de todo o estado; para mudar este cenário; ela arregaçou as mangas e foi atrás de mais duas meninas; necessárias para criar a comunidade; e foi assim que; Vanessa Sidrim e Dandara Sousa se juntaram nessa caminhada maravilhosa!

Equipe envolvida

A nossa comunidade é mantida de forma coletiva por todas as participantes; por isso; realizamos a rotação da liderança. Os nomes citados a seguir serão só uma parcela para formalizar a pergunta :)
Fundadoras: Andressa Marçal; Vanessa Sidrim e Dandara Sousa
Organização e Comunicação: Fernanda Vieira; Dandara Sousa; Vanessa Sidrim; iele Passos; Lorena Pereira; Izabella Ribeiro; Mirlla Marques; Carol Galiza; Amanda Lima; Sulyn Medeiros....

Instituição Relacionada

Apoio

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero; entre cientistas; educadores; formuladores de políticas públicas; instituições de pesquisa; mídia e o público em geral.; 1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM; especialmente em posições de liderança nos governos; empresas; universidades e instituições de pesquisa.; 2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres; incluindo através da estimulação do interesse; fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.; 2.3 Promover abordagens pedagógicas ao ensino de STEM que sejam sensíveis à questão de gênero; incluindo encorajar o treinamento práticos e experimentos.; 3.1 Promover acesso e atrair as mulheres para o ensino superior (incluindo Mestrados e Doutorados); inclusive através de bolsas de estudos e prêmios específicos.; 4.6 Promover um equilíbrio de gênero em posições de liderança em ocupações de Ciência & Tecnologia (incluindo tomadores de decisão e pesquisa).; 5.3 Promover a análise sensível à questão de gênero em hipóteses de pesquisa e consideração do sexo de objetos de pesquisa.; 7.3 Garantir a visibilidade de empreendedoras mulheres como exemplos de casos de sucesso.; 7.4 Garantir o acesso das mulheres à mentoria e participação no projeto e implementação de treinamento sensível às questões de gênero em empreendedorismo; gestão da inovação e direitos de propriedade intelectual.; 7.6 Promover abordagens de inovação que considerem a questão de gênero.

ODSs Relacionados

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Beneficiários

Universidades; Escolas/Faculdades/Institutos; Estudantes; Mulheres (exclusivamente); Minorias

Período de Funcionamento

Desde 2014

Abrangência

Estadual

Contatos

Site:

Instagram:

Facebook:

LinkedIn:

Formação/Cursos; Incentivar e apoiar mulheres na tecnologia

Outros:

E-mail:

Telefone:

Endereço:

desenvolvido por LABORe