top of page
Minerv@s Digitais.png

Minerv@s Digitais

Projeto de extensão

Descrição

O Minerv@s Digitais é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), filiado a um projeto nacional chamado Meninas Digitais, que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
 
Nosso projeto tem como missão fomentar o interesse de meninas nas áreas exatas e tecnológicas, ajudando na construção da autoconfiança e empoderamento das alunas de ciência e tecnologia da UFRJ. Contudo, o foco não está apenas em graduandos, mas também em crianças e adolescentes, visto que para mudar a realidade da área de TI, deve-se trabalhar na educação básica a fim de quebrar paradigmas, mostrando que lugar de mulher também é na computação. Vale também salientar, que nosso grupo trabalha tanto com meninas quanto meninos, já que é perceptível que a maioria dos fatores que contribuíram para essa atenuação de mulheres em áreas ligadas a computação está ligada a questões sócio culturais.

Para alcançar nossos objetivos, investimos em ações voltadas para ensino médio, fundamental e superior através, principalmente, de palestras, workshops, webinars e mini hackathons em escolas, universidade e até mesmo online.

Ainda para este ano, estamos estruturando projetos para ensinar programação para meninas e rodas de conversa para entender cada vez mais a realidade do Curso de Ciência da Computação da UFRJ.

Histórico

A preocupação com o desaparecimento das mulheres nas áreas de tecnologia e computação vem ganhado força nos últimos anos, sendo um questionamento não só do Minerv@s Digitais, mas de milhares de organizações e instituições de ensino no mundo inteiro. Atualmente, é possível perceber um número considerável de mulheres cada vez mais presentes na computação.

Além disso, com a vivência de um âmbito universitário com baixa diversidade de gêneros e a alta desistência de mulheres no curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da UFRJ, o sonho em ter um grupo que abraçasse a causa em mudar essa realidade nasceu durante um debate sobre o assunto em uma disciplina do próprio curso.

Assim, o Minerv@s foi fundado em 01 de Agosto de 2018 pela professora do departamento de Ciência da Computação da UFRJ, Maria Luiza Machado Campos, juntamente com a graduanda Larissa Monteiro da Fonseca Galeno, também do curso BCC da UFRJ.

Equipe envolvida

Atualmente, o Minerv@s Digitais é coordenado pela professora Maria Luiza Machado Campos do curso de Ciência da Computação da UFRJ e composto por 25 graduandos da UFRJ de diversos cursos, que estão distribuídos em nossas 3 (três) grandes áreas: Público, Interno e Comunicação.

A área do público é responsável por liderar as iniciativas do grupo. Sendo divido nas subáreas Escola e Faculdade, onde temos um pessoal focado em ações com crianças e adolescentes, viabilizando visitas e atividades em escolas e em projetos da própria universidade como a SNCT e o Conhecendo UFRJ, além de ter um pessoal lidando com ações voltadas para o Ensino Superior.

A organização, produção de conteúdo e gerenciamento do website e das redes sociais, como o Facebook, LinkedIn Youtube e Instagram, é uma das principais incumbências dos membros da área Comunicação.

Por fim, a área Interno é responsável por lidar com questões internas do grupo, tanto voltadas para a UFRJ quanto para membros. Ela é subdividida em 2 (duas) áreas: uma focada em pessoase uma outra área focada em relacionamentos, onde a área de pessoas temos um pessoal responsável por marcar reuniões, fazer o controle de membros, investir no endomarketing e dar suporte para as outras áreas, e já na área de relacionamentos temos um pessoal lidando com relacionamentos internos e externos à UFRJ.

Instituição Relacionada

Nossa iniciativa está formalmente cadastrada como um projeto de extensão da UFRJ.

Beneficiários

Centros de Pesquisa, Universidades, Escolas/Faculdades/Institutos, Centros de Treinamento Técnico, Institutos Públicos, Institutos Profissionais, Organizações públicas ou ONGs de Ciência, Tecnologia e Inovação, Empresas privadas, Pequenas e Médias Empresas, Cooperativas, Grupos de Pesquisa & Desenvolvimento locais, Pesquisadores e Professores Universitários, Estudantes, Indivíduos, Mulheres (exclusivamente), Pessoas com Deficiência, Minorias, Profissionais/Doutores

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.


1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.


1.3 Tornar comum as perspectivas de gêneros nas comunicações científicas e em atividades formais e informais de educação em STEM, incluindo em centros de ciência e museus.


2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.


2.2 Tornar comum a perspectiva de gênero em conteúdos educacionais (treinamentos de professores, currículo, métodos pedagógicos e material de ensino).


2.3 Promover abordagens pedagógicas ao ensino de STEM que sejam sensíveis à questão de gênero, incluindo encorajar o treinamento práticos e experimentos.


2.4 Promover um equilíbrio em termos de gênero entre os professores de STEM.


2.5 Promover igualdade de gênero nas transições da escola para o trabalho nas áreas de STEM.


3.1 Promover acesso e atrair as mulheres para o ensino superior (incluindo Mestrados e Doutorados), inclusive através de bolsas de estudos e prêmios específicos.


3.2 Prevenir preconceitos de gênero nos processos de admissão de estudantes e de ajuda financeira.


3.3 Promover a retenção de mulheres na educação superior de STEM em todos os níveis, inclusive através de orientação sensível à questão de gênero, oficinas e redes.


3.4 Prevenir discriminação baseada em gênero e assédio sexual em todos os níveis, incluindo Mestrado e Doutorado.


3.5 Promover igualdade de gênero na mobilidade internacional de estudantes.


4.1 Garantir igualdade de gênero no acesso à oportunidades de emprego, critérios e processos de recrutamento.


4.5 Promover igualdade de gênero na mobilidade internacional de pós-doutoras e pesquisadoras e facilitar o retorno das mulheres.


4.6 Promover um equilíbrio de gênero em posições de liderança em ocupações de Ciência & Tecnologia (incluindo tomadores de decisão e pesquisa).


4.7 Promover transformações de instituições e organizações de Ciência, Tecnologia e Inovação (estrutura, governança, políticas, normas e valores).


4.8 Garantir igualdade de gênero em certificações profissionais de Ciência & Engenharia, em particular em engenharia.


5.1 Estabelecer programas de Pesquisa & Desenvolvimento especificamente orientados à gênero, incluindo pesquisa sobre gênero em STEM e sobr a dimensão de gênero do portfolio e agenda de pesquisa do país.


5.2 Incorporar dimensões de gênero na avaliação de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento.


5.3 Promover a análise sensível à questão de gênero em hipóteses de pesquisa e consideração do sexo de objetos de pesquisa.


5.4 Promover disseminação e comunicação científica responsiva e sensível à questão de gênero, incluindo através de centros científicos e museus, jornalismo científico, conferências específicas, oficinas e publicações.


6.1 Garantir o balanço de gênero em grupos (tomadores de decisão, comitês consultivos, grupos de especialistas, etc.)  responsáveis pelo projeto de políticas públicas em STEM em: políticas educacionais, políticas para o ensino superior, políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, políticas econômicas, políticas sobre a força de trabalho e políticas internacionais ou ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


6.2 Garantir a ampla discussão da questão de gênero e a priorização da igualdade de gênero no projeto, monitoramento e avaliação de políticas de STEM em: políticas educacionais, políticas para o ensino superior, políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, políticas econômicas, políticas sobre a força de trabalho e políticas internacionais ou ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


7.1 Promover igualdade de gênero no acesso ao capital semente, investidores anjo, capital de risco e financiamentos similares para start-ups.


7.2 Garantir acesso igualitário ao suporte público para inovação de empresas de propriedade de mulheres.


7.3 Garantir a visibilidade de empreendedoras mulheres como exemplos de casos de sucesso.


7.4 Garantir o acesso das mulheres à mentoria e participação no projeto e implementação de treinamento sensível às questões de gênero em empreendedorismo, gestão da inovação e direitos de propriedade intelectual.


7.5 Promover redes de mulheres empreendedoras e participação feminina em redes empreendedoras.


7.6 Promover abordagens de inovação que considerem a questão de gênero.


7.7 Promover incentivos externos e reconhecimento para inovação conduzida por mulheres e aceitação de mulheres inovadoras na sociedade.


7.8 Promover igualdade de gênero no acesso e uso de tecnologias estruturantes, em particular as tecnologias de informação e comunicação.


7.9 Promover uma força de trabalho que respeite o balanço de gênero e oportunidades iguais em empresas start-ups.

ODSs Relacionados

Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.


Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.


Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.


Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Apoio

-

Período de Funcionamento

Desde Agosto de 2018

Abrangência

Local (comunidade, bairro, etc.)

Contatos

Site:

-

Instagram:

Facebook:

LinkedIn:

Outros:

E-mail:

Telefone:

-

-

Endereço:

bottom of page