1641183858243.jpg

Ciência & Elas

Serviços de Informação

Descrição

A Ciência & Elas é um projeto que visa promover a igualdade e equidade de gênero em STEM por meio da inspiração e de oportunidades. Contamos as histórias de mulheres que atuam ou atuaram nessas áreas, a fim de apresentá-las como modelos que possam inspirar todas que querem seguir carreiras em STEM, mas não se veem representadas nas mesmas. Divulgamos oportunidades, materiais e ferramentas para possibilitar e facilitar a inserção de mais mulheres em STEM.

Histórico

A Ciência & Elas surgiu de forma virtual, pelo Instagram, em julho de 2021, sendo originada do desejo da graduanda Marielly Rocha de combater uma problemática que tanto lhe afetou durante toda sua trajetória escolar: a desigualdade e iniquidade de gênero em STEM. Em um único semestre, o projeto conquistou mais de 1.700 seguidores, contou histórias de mais de 40 mulheres em STEM e divulgou mais de 120 oportunidades.

Equipe envolvida

- Marielly Câmara Rocha: fundadora e diretora;
- Maria Julia Dara da Silva: vice-diretora;
- Thaís Centamore de Oliveira: co-coordenadora de Relações Públicas;
- Guinervine Pereira Poltronieri: co-coordenadora de Relações Públicas;
- Ághata Mylleny Costa Alves: co-coordenadora de Gerenciamento de Mídias;
- Gisele Pires de Araújo: co-coordenadora de Gerenciamento de Mídias;
- Cassiana Fagundes da Silva: co-coordenadora de Pesquisa;
- Ana Lima Benta: co-coordenadora de Pesquisa;
- Nathanniely Alves Dias: coordenadora de Redação;
- Isis Damin Bogalho Alves: co-coordenadora de Mídias Sociais;
- Mariana Vitória Do Nascimento: co-coordenadora de Mídias Sociais.

Atualmente, somos 64 voluntárias, sendo que mais de 70 meninas já passaram pela equipe. A equipe é formada por meninas e mulheres de diferentes contextos socioeconômicos e étnicos-raciais, com idades que variam de 15 até mais de 30 anos e residentes em mais de 17 estados brasileiros.

Instituição Relacionada

A Ciência & Elas não está formalmente dentro de alguma instituição.

Beneficiários

Pesquisadores e Professores Universitários, Estudantes, Indivíduos, Mulheres (exclusivamente), Profissionais/Doutores

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.

 

1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.

 

1.3 Tornar comum as perspectivas de gêneros nas comunicações científicas e em atividades formais e informais de educação em STEM, incluindo em centros de ciência e museus.

 

2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.

 

2.5 Promover igualdade de gênero nas transições da escola para o trabalho nas áreas de STEM.

 

3.1 Promover acesso e atrair as mulheres para o ensino superior (incluindo Mestrados e Doutorados), inclusive através de bolsas de estudos e prêmios específicos.

 

4.1 Garantir igualdade de gênero no acesso à oportunidades de emprego, critérios e processos de recrutamento.

 

4.3 Garantir igualdade de gênero no acesso às oportunidades no local de trabalho: treinamento e conferências; grupos de pesquisa, redes (nacionais e internacionais), painéis de especialistas e grupos consultivos; processos de submissão de publicações e patentes, incluindo a prevenção de preconceitos em revisões; incentivos financeiros e não financeiros; reconhecimento, recompensas e prêmios.

 

4.6 Promover um equilíbrio de gênero em posições de liderança em ocupações de Ciência & Tecnologia (incluindo tomadores de decisão e pesquisa).

 

7.3 Garantir a visibilidade de empreendedoras mulheres como exemplos de casos de sucesso.

 

7.5 Promover redes de mulheres empreendedoras e participação feminina em redes empreendedoras.

 

7.8 Promover igualdade de gênero no acesso e uso de tecnologias estruturantes, em particular as tecnologias de informação e comunicação.

ODSs Relacionados

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

 

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

 

Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

Apoio

A Ciência & Elas não recebe apoio, mas é parceira da loja Use Ciência.

Período de Funcionamento

A Ciência & Elas iniciou em 2021 e segue atuando.

Abrangência

Nacional

Contatos

Site:

Instagram:

Facebook:

-

LinkedIn:

Outros:

-

E-mail:

Telefone:

-

Endereço:

-