Elas na Engenharia

Bolsas de Estudos

Descrição

Estimular meninas a seguir carreira nas áreas de ciências e exatas.

Histórico

A ideia surgiu da observação e conversa com alunas do ensino médio em 2019, na cidade de São Carlos-SP. A responsável pela iniciativa é a profa Raquel P.M. Urano, engenheira de alimentos e pós-doutoranda do IQSC-USP.

Equipe envolvida

A equipe conta com professoras, estudantes de graduação, estudantes do ensino médio, servidora administrativa e pós-doutoranda, todos da USP de São Carlos. As alunas de graduação, docentes e pós-doutoranda atuam na elaboração e ministração das aulas. As alunas do ensino médio tem a oportunidade de conhecer o ambiente universitário e aprender mais sobre ciências e exatas.

Instituição Relacionada

A iniciativa faz parte do programa de extensão universitária da EESC-USP.

Beneficiários

Universidades, Escolas/Faculdades/Institutos, Pesquisadores e Professores Universitários, Estudantes, Mulheres (exclusivamente)

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.


1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.


1.3 Tornar comum as perspectivas de gêneros nas comunicações científicas e em atividades formais e informais de educação em STEM, incluindo em centros de ciência e museus.


2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.


7.5 Promover redes de mulheres empreendedoras e participação feminina em redes empreendedoras.

ODSs Relacionados

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.


Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Apoio

USP e banco Santander

Período de Funcionamento

Desde 2019

Abrangência

Local (comunidade, bairro, etc.)

Contatos

Site:

-

Instagram:

Facebook:

LinkedIn:

-

Outros:

-

E-mail:

Telefone:

-

Av. Trab. São-carlense, 400

Endereço:

desenvolvido por LABORe