PyLadies Sul de Minas Gerais

Formação/Cursos, Rede de Apoio Emocional

Descrição

O PyLadies é uma iniciativa internacional que visa capacitar mulheres para a área de tecnologia usando Python e com isso mudar o cenário atual da área. Dentro dos capítulos (subgrupos regionais) encontramos apoio e suporte para avançar na área e também buscamos incentivar mais meninas e mulheres a conhecerem a programação e seguirem carreira em tecnologia. O PyLadies é aberto para mulheres de todas as áreas que têm este objetivo em comum e funciona através do esforço conjunto de todas.

Histórico

O PyLadies foi criado em Los Angeles, em 2011 por sete mulheres e desde então se espalhou pelo mundo através de "filiais" que chamamos de capítulos. O PyLadies Sul de Minas surgiu quando algumas professoras convidaram as alunas de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS para fundar um capítulo na região sul de Minas Gerais. Algumas meninas da UEMG se juntaram ao grupo e fundamos oficialmente o capítulo em setembro de 2019. Nosso foco principal é encorajar mais mulheres e meninas a seguirem carreira nas áreas de tecnologia, desenvolvendo uma rede de apoio e oferecendo capacitação em programação com a linguagem Python.

Equipe envolvida

O PyLadies segue uma hierarquia horizontal, então todas as integrantes podem assumir o papel que quiserem (mídias, minicursos, eventos....) e não existe uma líder oficial. Atualmente somos um grupo de 14 meninas aprendendo juntas, desenvolvendo uma rede de apoio e fazendo eventos para capacitar e inspirar mais meninas e mulheres para as áreas de programação.

Instituição Relacionada

É uma iniciativa internacional dentro da comunidade de programadores Python. O grupo não está sob direção de nenhuma instituição.

Beneficiários

Estudantes, Indivíduos, Mulheres (exclusivamente), Minorias

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.


2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.


3.3 Promover a retenção de mulheres na educação superior de STEM em todos os níveis, inclusive através de orientação sensível à questão de gênero, oficinas e redes.


7.8 Promover igualdade de gênero no acesso e uso de tecnologias estruturantes, em particular as tecnologias de informação e comunicação.

ODSs Relacionados

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Apoio

Como o grupo surgiu com algumas alunas do IFSULDEMINAS (Passos), o campus abraçou a ideia e apoia o grupo.

Período de Funcionamento

Desde 2019 no Sul de Minas e desde 2011 internacionalmente.

Abrangência

Local (comunidade, bairro, etc.)

Contatos

Site:

Instagram:

Facebook:

LinkedIn:

-

Outros:

E-mail:

Telefone:

-

-

Endereço:

desenvolvido por LABORe