PyLadies Manaus

Comunidade

Descrição

O PyLadies Manaus é um capítulo local de um grupo internacional de mentoria com foco em ajudar mais mulheres a se tornarem ativas na comunidade de código aberto Python. O PyLadies Manaus foi fundado em Novembro de 2017, tendo recebido a chancela do PyLadies em nível internacional para a condução de atividades.

Histórico

Durante o PyCon Amazônia 2017, algumas alunas da Universidade do Estado do Amazonas tiveram conhecimento do projeto PyLadies e todo seu propósito, o que despertou interesse em fundar um capítulo local na cidade de Manaus. Nesta ocasião, houve o convite para a participação de mais integrantes e a docente Elloá B. Guedes, da Universidade do Estado do Amazonas e também palestrante do evento, passou a colaborar como mentora do grupo, sugerindo iniciativas e supervisionando atividades, auxiliando na consolidação do grupo.

Equipe envolvida

Atualmente temos uma comunidade aberta para mulheres interessadas em contribuir com o grupo da maneira que achar pertinente. Entretanto, para que os eventos e atividades do grupo tenham consistência, existe um grupo de 6 mulheres que possuem a responsabilidade de coordenar qualquer prática do PyLadies Manaus. Não existe um papel específico para cada uma delas, apenas essa divisão de responsabilidades.

Instituição Relacionada

O PyLadies Manaus é um capítulo local do PyLadies internacional que é marca registrada da Python Software Foundation (PSE).

Beneficiários

Centros de Pesquisa, Universidades, Escolas/Faculdades/Institutos, Centros de Treinamento Técnico, Institutos Públicos, Estudantes, Minorias

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.


1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.


2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.
2.2 Tornar comum a perspectiva de gênero em conteúdos educacionais (treinamentos de professores, currículo, métodos pedagógicos e material de ensino.


2.3 Promover abordagens pedagógicas ao ensino de STEM que sejam sensíveis à questão de gênero, incluindo encorajar o treinamento práticos e experimentos.


2.5 Promover igualdade de gênero nas transições da escola para o trabalho nas áreas de STEM. 3.3 Promover a retenção de mulheres na educação superior de STEM em todos os níveis, inclusive através de orientação sensível à questão de gênero, oficinas e redes. 3.4 Prevenir discriminação baseada em gênero e assédio sexual em todos os níveis, incluindo Mestrado e Doutorado.


4.1 Garantir igualdade de gênero no acesso à oportunidades de emprego, critérios e processos de recrutamento.


4.3 Garantir igualdade de gênero no acesso às oportunidades no local de trabalho: treinamento e conferências; grupos de pesquisa, redes (nacionais e internacionais), painéis de especialistas e grupos consultivos; processos de submissão de publicações e patentes, incluindo a prevenção de preconceitos em revisões; incentivos financeiros e não financeiros; reconhecimento, recompensas e prêmios.


7.8 Promover igualdade de gênero no acesso e uso de tecnologias estruturantes, em particular as tecnologias de informação e comunicação.

ODSs Relacionados

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

 

Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Apoio

-

Período de Funcionamento

Desde novembro de 2017.

Abrangência

Municipal

Contatos

Site:

Instagram:

Facebook:

LinkedIn:

Outros:

E-mail:

Telefone:

(92)981214380

-

Endereço:

desenvolvido por LABORe