Comitê Mulheres na Automática

Formação/Cursos

Descrição

O Comitê Mulheres na Automática é órgão de apoio e tem por objetivo promover engenheiras e cientistas, e incentivar mulheres de todas as idades a seguir carreira em engenharia.
Podem ser membros do Comitê Mulheres na Automática as associadas SBA de qualquer categoria.

São competências do comitê:
I - Organizar recepções nas principais conferências técnicas para ampliar a rede de contatos e promover a adesão ao Comitê de Mulheres na Automática.
II - Reconhecer as realizações das mulheres nas áreas e temáticas de interesse da SBA por meio de prêmios;
III - Incentivar as mulheres em papéis de liderança na SBA;
IV - Facilitar o desenvolvimento de programas e atividades que promovam a entrada e permanência de mulheres em programas de engenharia.
V - Criar um programa para orientar mulheres jovens nas escolas secundárias para incentivá-las a seguir uma carreira na área tecnológica.

Histórico

Durante um congresso em 2017, na França, 4 mulheres, ativas na Sociedade Brasileira de Automática, decidiram começar a promover reuniões nos congressos anuais da sociedade. Estas reuniões já começaram a acontecer no mesmo ano, no Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, em Porto Alegre. Neste mesmo evento, reunimos assinaturas para a criação do comitê, que foi oficialmente criado em 2018, no Congresso Brasileiro de Automática, em João Pessoa. 

Equipe envolvida

Tudo começou com 4 pessoas: Profa. Vilma Alves de Oliveira (UFSCAR), Profa. Lilian Kawakami Carvalho (UFRJ), Profa. Silvia Silva da Costa Botelho (FURG), Profa. Patrícia Nascimento Pena (UFMG). No SBAI'2017, a Profa. Lucíola Campestrini (UFRGS) passou a participar ativamente. A partir de 2019, o comitê possui coordenadora (Lucíola Campestrini) e subcoordenadora (Patrícia Nascimento Pena).

Instituição Relacionada

O Comitê é um dos comitês institucionais da Sociedade Brasileira de Automática.

Beneficiários

Centros de Pesquisa, Universidades, Escolas/Faculdades/Institutos, Pesquisadores e Professores Universitários, Estudantes, Profissionais/Doutores

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.


1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.


2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.


3.4 Prevenir discriminação baseada em gênero e assédio sexual em todos os níveis, incluindo Mestrado e Doutorado.


4.3 Garantir igualdade de gênero no acesso às oportunidades no local de trabalho: treinamento e conferências; grupos de pesquisa, redes (nacionais e internacionais), painéis de especialistas e grupos consultivos; processos de submissão de publicações e patentes, incluindo a prevenção de preconceitos em revisões; incentivos financeiros e não financeiros; reconhecimento, recompensas e prêmios.

ODSs Relacionados

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Apoio

Ainda não, a menos o apoio da Sociedade Brasileira de Automática, da qual o comitê faz parte.

Período de Funcionamento

Perene, a partir de 2017.

Abrangência

Nacional

Contatos

Site:

Instagram:

-

Facebook:

LinkedIn:

-

Outros:

-

E-mail:

Telefone:

-

Endereço:

-

desenvolvido por LABORe