Ciência para Meninas

Formação/Cursos

Descrição

O projeto Ciência para Meninas, é proposto visando atrair meninas para os cursos que, desde os anos 90 do século XX, vêm se tornando notadamente masculinos. O público alvo são meninas de ensino fundamental e médio. A proposta é incentivá-las a estudar as disciplinas afins de uma forma mais agradável, uma forma atraente de modelar o mundo. Também se pretende divulgar as contribuições relevantes das enumeras cientistas no país e no mundo. Os objetivos almejados serão conseguidos pela utilização de palestras, workshops e cursos com auxílio de softwares livres de interface amigável. 

Histórico

A porcentagem de mulheres matriculadas em cursos de graduação nas ciências exatas e da terra são significativamente baixas, não ultrapassando os 35% nas Instituições de Ensino superior no país. O panorama não é diferente na UESPI de Piripiri. No entanto, a taxa de evasão feminina é inversamente proporcional àquela.


Foi submetido um projeto de extensão, no segundo semestre de 2019, está temporariamente sem a execução nas escolas devido à suspensão das atividades presenciais, devido à pandemia. Atualmente estamos movimento o Instragram, além de entrevistas com algumas pesquisadoras. 

Equipe envolvida

Cornélia Janayna Pereira Passarinho (professora adjunta do curso Bacharelado em Ciência da Computação) - coordenadora.


Eloise Cristina Garcia (professora adjunta do curso Licenciatura em Física) - colaboradora.


Tivemos uma aluna voluntária que evadiu o curso Licenciatura em Física, passou em concurso para policial.  

Instituição Relacionada

Sim, é um projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual do Piauí, Campus Piripiri. 

Beneficiários

Estudantes.

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.


1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.


2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.

ODSs Relacionados

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Apoio

-

Período de Funcionamento

Desde setembro de 2019

Abrangência

Regional

Contatos

Site:

-

Instagram:

Facebook:

-

LinkedIn:

-

Outros:

-

E-mail:

Telefone:

-

Endereço:

-

desenvolvido por LABORe