1519911959665.jpg

Mulheres na Ciência BR

Assitência Técnica, Formação/Cursos, Divulgação Científica

Descrição

O Mulheres na Ciência é um espaço feito para somar, trocar, crescer. Também é um espaço para mulheres cientistas contarem suas histórias e discutirem sua posição no mundo científico do ponto de vista feminino. É a revista eletrônica que gostaríamos de ter lido no começo de nossas carreiras, e que pretende se tornar uma referência de cultura para todas as mulheres que são apaixonadas por Ciência; feita por nós, para nós.

Histórico

No final de 2016 um grupo foi criado pela Rafaela Falaschi no Facebook, para juntar mulheres cientistas.

O grupo é um espaço de debate, de desabafo, de divulgação de pesquisas, de solução de dúvidas e troca de experiências diversas. Hoje conta com mais de 8.000 mulheres em todo o Brasil e de diversas áreas do conhecimento.

Equipe envolvida

Coordenação (Laura Prado, Mariana Soler, Rafaela Falaschi), Edição e curadoria de textos (Mariana Soler, Rafaela Falaschi, Hellowa Correa, Marcella Babini), Redes Sociais (Mariana Soler, Rafaela Falaschi), Podcast (Laura Prado, Dione Soares), Youtube (Bruna Mayer), WebDesign (Laura Prado)

Instituição Relacionada

Não

Beneficiários

Centros de Pesquisa, Universidades, Escolas/Faculdades/Institutos, Institutos Públicos, Pesquisadores e Professores Universitários, Estudantes, Indivíduos, Mulheres (exclusivamente), Populações Indígenas e Comunidades Locais, Pessoas com Deficiência, Minorias

Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados

1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.

 

1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.

 

1.3 Tornar comum as perspectivas de gêneros nas comunicações científicas e em atividades formais e informais de educação em STEM, incluindo em centros de ciência e museus.

 

2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.

 

2.2 Tornar comum a perspectiva de gênero em conteúdos educacionais (treinamentos de professores, currículo, métodos pedagógicos e material de ensino).

 

2.4 Promover um equilíbrio em termos de gênero entre os professores de STEM.

 

2.5 Promover igualdade de gênero nas transições da escola para o trabalho nas áreas de STEM.

 

3.3 Promover a retenção de mulheres na educação superior de STEM em todos os níveis, inclusive através de orientação sensível à questão de gênero, oficinas e redes.

 

3.4 Prevenir discriminação baseada em gênero e assédio sexual em todos os níveis, incluindo Mestrado e Doutorado.

 

4.6 Promover um equilíbrio de gênero em posições de liderança em ocupações de Ciência & Tecnologia (incluindo tomadores de decisão e pesquisa).

 

5.4 Promover disseminação e comunicação científica responsiva e sensível à questão de gênero, incluindo através de centros científicos e museus, jornalismo científico, conferências específicas, oficinas e publicações.

 

6.2 Garantir a ampla discussão da questão de gênero e a priorização da igualdade de gênero no projeto, monitoramento e avaliação de políticas de STEM em: políticas educacionais, políticas para o ensino superior, políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, políticas econômicas, políticas sobre a força de trabalho e políticas internacionais ou ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

ODSs Relacionados

Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

 

Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Apoio

-

Período de Funcionamento

2016 até hoje

Abrangência

Nacional

Contatos

Site:

Instagram:

Facebook:

LinkedIn:

Outros:

E-mail:

Telefone:

(16)981638582

Endereço:

-